No primeiro dia do verão, que obteve início na terça-feira (21), a estrada de terra que liga os distritos de ‘Guribas’ e ‘Testa Branca’, no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, se transformou em um grande lamaçal após o temporal que caiu e provocou o atolamento de uma motocicleta e um trator.
Na ocasião, o trator tinha sido deslocado para o trecho para a realização de melhorias, após os estragos causados pela chuva, que matou duas pessoas, no dia 27 de novembro, e deixou diversas famílias desalojadas. O município chapadeiro é um dos mais de 50 municípios baianos em situação de emergência por conta dos temporais.
Em São Gabriel, também na Chapada Diamantina, alagamentos foram registrados em razão das fortes chuvas que caíram na terça. A localidade do ‘Baixo de São Gabriel’ foi totalmente inundada e a passagem de veículos e pedestres ficou impossibilitada. Não há informações sobre pessoas desalojadas no município, que registra fortes chuvas há cerca de três semanas. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.