Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estradas e pontes de Piatã são afetadas com fortes chuvas; gestão municipal intensifica monitoramento

Não há registro de vítimas fatais no município por conta do temporal | FOTO: Montagem do JC |

As estradas e pontes do município de Piatã, na Chapada Diamantina, estão sendo afetadas com as fortes chuvas. A gestão municipal, administrada por Marcos Paulo (PDT), está realizando o monitoramento local. Não há registro de vítimas fatais no município por conta do temporal.

Desde o mês de outubro, Piatã vem registrando fortes chuvas. Em outubro, choveu 104mm na zona rural e 94mm na sede. Já em novembro, 229 mm atingiu a zona rural, enquanto 109mm atingiu a zona urbana.

Neste mês de dezembro, até então, choveu 289 mm na zona rural e 306mm na zona urbana. No entanto, apenas nos cinco últimos dias, a prefeitura constatou o registro de 111mm na zona rural e 119mm na zona urbana.

O Rio de Contas, que nasce no município, está cheio e a barragem de Jussiape, que rompeu neste domingo (26), é abastecida pelo rio. No entanto, os estragos no município, em razão das fortes chuvas, se concentram nas estradas e nas pontes. As nascentes também estão cheias, segundo o secretário municipal de obras, Geraldo Oliveira.

Há algumas comunidades local ilhadas, mas junto com as brigadas voluntárias, grupo de resgate, secretaria de obras e polícia militar, a gestão municipal tem prestado apoio. A prefeitura reforça que as pessoas evitem sair de casa e tomem cuidado com as fortes chuvas.

Essa força-tarefa foi iniciada após reunião na prefeitura, realizada na manhã desta segunda-feira (27). Dentre os representantes estiveram o prefeito, o secretário municipal de obras, o vice-prefeito, José Roberto, conhecido popularmente como ‘Sholy’ (PDT), a PM sendo representada pelo policial Samuel, a secretaria de saúde sendo representada por Leandro, e outras representatividades dos distritos do município e das pastas municipais.

A reunião teve o objetivo de discutir ações emergenciais para diminuir estragos causados pelas fortes e constantes chuvas. A prefeitura informou que o trabalho de recuperação das estradas e pontes está sendo realizado, mas em caráter provisório e emergencial.

“Todos estão envolvidos realizando operações para desinterditar algumas estradas, que estão bastante inundadas, e para monitorar os ocorridos”, pontuou o secretário de obras de Piatã, Geraldo Oliveira, ao Jornal da Chapada (JC).

1 / 7

Socorro médico
Segundo a prefeitura, em caso de socorro médico, as pessoas devem buscar por postos de saúde da localidade, que estarão à disposição da população, evitando deslocamento até a sede.

Em caso de emergência, os residentes do município podem ligar para os seguintes números: (77) 99144-9151 (Gerp), (77) 98141-8798 (Secretaria de Obras) e 190 (PM).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas