Após perder a sua residência no bairro ‘Manganinha’, em Itabuna, no Sul da Bahia, em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas, o pedreiro Jean Paulo está sendo, mesmo em meio ao caos, um exemplo de solidariedade. Ele passou a usar uma jangada para ajudar no resgate de vizinhos.
“Dei 85 voltas desde 4h da manhã. Já que perdemos nosso lar, não queremos que ninguém perca a vida. Tem muitas pessoas ilhadas ainda, precisando de muito apoio”, contou Jean, que seguia com o trabalho de resgate nesta segunda-feira (27).
A história de Jean e outras tantas foram registradas pelo fotógrafo baiano Guthierry Andrade, de 26 anos. Morador da mesma localidade, ele destacou o trabalho do pedreiro como fundamental na ajuda às pessoas.
Segundo o fotógrafo, cerca de 90% dos moradores da localidade perderam as casas por conta do temporal. Os seus registros são uma forma de pedir ajuda para a situação. “Nunca vi nada como isso, é a primeira vez, por isso esse choque”, afirmou.
Chuvas
Já foram registradas 20 mortes em razão do temporal que causou transtorno em diversos municípios baianos. Em toda a Bahia, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, segundo dados divulgados na tarde de segunda-feira (27) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
São 116 municípios afetados pela chuva, no qual 100 deles já decretaram situação de emergência. O Governo da Bahia aponta que foram registrados 358 feridos. E o total de pessoas afetadas já ultrapassa 470 mil. Jornal da Chapada com informações do g1 Bahia.