A Barragem do Girau, na zona rural de Riacho de Santana, pode romper devido ao acúmulo de água provocado pelas fortes chuvas que atingem boa parte da Bahia. A gestão municipal já decretou situação de emergência.
Em contato com o Informe Baiano, moradores cobraram a presença dos políticos que atuam na região, a exemplo de João Leão e Arthur Maia. Um internauta enviou um vídeo ao IB que mostra a situação preocupante da Barragem do Girau: “Tá parecendo as Cataratas do Foz do Iguaçu”.
“Começou a melhorar um pouco, mas a situação é muito tensa, pois se cair mais uma chuva forte pode acontecer uma tragédia”, acrescentou uma outra moradora.
O prefeito Tito Eugênio (PP) pediu que as pessoas que moram em área de risco deixem as suas residências, pois há risco eminente de alagamentos e desabamentos. As localidades em alerta são: Agreste, Agrestinho, Assentamento Contendas, Campinas, Jacaré, Lagoa de Baraúna, Laguna, Mamoeiro, Riacho de Baixo, Santa Isabel, Serra, Sitio Novo e Vesperina.
Equipes da gestão municipal atuam na barragem para abrir a boca do vertedouro de água e com isso, o volume diminuir. O espaço está aberto para eventual manifestação do vice-governador e do deputado citados. Redação do Informe Baiano.