Na última terça-feira (28), uma fake news sobre um possível rompimento de uma barragem no município de Itapé, no sul da Bahia, ocasionou um longo congestionamento de veículos em Itabuna, cidade a cerca de 30km. Os moradores dos municípios, com pânico, também saíram correndo.
Já circulando em grupos de mensagens, a informação foi desmentida pelo vice-prefeito de Itapé, André Jatobá. Ele gravou um vídeo na própria barragem e disse que embora o nível de rio esteja elevado e a barragem sangrando, está tudo sob controle. “A água baixou, já dá para ver nossa ponte. É uma fake news, fiquem tranquilos”, disse.
Bahia
Nesta terça, o número de mortos em razão do temporal na Bahia subiu para 21, conforme dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Também já são contabilizadas 34.163 pessoas desabrigadas e 41.929 desalojadas.
Ao todo, 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Além disso, já são 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.
Jornal da Chapada