Uma espécie de “pantanal” abriga a região da Chapada Diamantina. O lugar é na ‘Fazenda Marimbus’, um passeio que inicia na comunidade quilombola de ‘Remanso’, em Lençóis, e se encerra na ‘Cachoeira do Rio Roncador’, também no município, com hidromassagem natural e uma única, e mágica, imensidão.
Como todos os passeios pelos atrativos da região, o passeio é de contato absoluto com a natureza. No local, segundo o site do ‘Diário de Salvador’, é possível visualizar, tocar e realizar registros da vegetação às margens do rio, espalhada nas águas.
Para chegar ao local, é preciso passar por uma pequena canoa, com duração de cerca de 1h30, além de transitar por uma gigante área alagada, repleta de labirintos e vegetação. Ainda no passeio é possível ver uma pequena praia deserta de água doce e vermelha. Logo, o passeio dura quase o dia todo, incluindo o passeio de barco a remo e o banho na cachoeira.
A cachoeira, as piscinas naturais e a praia do ‘Rio Roncador’ são uns dos pontos altos da visita à região. No passeio, há a opção de almoçar em um casarão centenário com comidas típicas da região. Jornal da Chapada com informações de texto base do Diário de Salvador.