O Rio Brumado e o Riacho do Gambá, que cortam Rio de Contas, na Chapada Diamantina, transbordaram, em razão das fortes chuvas, e ruas do município ficaram alagadas na sexta-feira (7). Não há registros de desalojados, desabrigados ou casas desabadas, apesar de imóveis terem sido perdidos por alguns residentes.
Visitas técnicas estão sendo realizadas, pela Defesa Civil, em casarões para possíveis interdições. As comunidades não estão isoladas, mas segundo a gestão, algumas estradas que dão acesso à zona rural foram interditadas.
Além dos alagamentos, o açude Brumado, também conhecido de barragem Luiz Vieira, atingiu o volume de 99,53% e começou a transbordar. A barragem abastece, além de Rio de Contas, os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Brasílio.
Segundo a prefeitura, a chuva durou cerca de 1h e a previsão era de 60 a 80 mm de água. Para este sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Já para o domingo, o tempo deverá ficar encoberto, com chuvisco. Jornal da Chapada com informações do g1 Bahia.