O município de Seabra, na Chapada Diamantina, confirmou, na segunda-feira (10), a identificação do primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 na cidade e em toda a região chapadeira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a infectada é uma mulher, que apresenta bom estado de saúde e encontra-se em monitoramento domiciliar.
Além de monitorar a pessoa com a variante confirmada, a equipe de Vigilância Epidemiológica (VIEP) está também realizando o monitoramento dos contatos próximos da mulher. Na investigação, foi constatado o histórico de viagem aos municípios chapadeiros de Lençóis, Itaberaba e aos municípios baianos de Feira de Santana, Mata de São João e Salvador.
Boletim epidemiológico
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (10), Seabra contabiliza 11 casos confirmados de covid-19 que estão em tratamento. Destes, há a mulher com a nova variante. Além disso, há 45 casos enquadrados como suspeitos.
De 6.360 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, além dos casos ativos, 6.261 se recuperaram e 88 não resistiram às complicações do vírus.
Casos da variante na Bahia
Já foram 12 amostras da variante Ômicron detectadas na Bahia pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), por meio de sequenciamento genético.
Além de caso identificado em Seabra, os casos foram registrados em residentes de Salvador, Guanambi, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde. São sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos.
Jornal da Chapada