A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai aumentar a vazão da água da barragem do Sobradinho, na região norte da Bahia, a partir desta quarta-feira (12). O objetivo é liberar mais água por causa das cheias no rio São Francisco. A situação preocupa moradores do bairro Angari, vizinho à barragem.
Com maior cheia dos últimos 14 anos, Rio São Francisco tem nível 8 metros acima do normal
Por causa do aumento do nível do rio, que está oito metros e 24 centímetros acima do normal, a quantidade de água que entra na barragem é de 4.700 m³ por segundo. A companhia trabalha com uma vazão de 816 m³ por segundo, quantidade quase seis vezes menor do que a que tem adentrado na represa atualmente.
Com a recomendação do operador nacional do sistema elétrico, que oficializou a situação de cheia nos reservatórios da bacia do São Francisco, serão liberados 1.300 m³ por segundo de água, com aumento gradativo de 500 m³ por segundo a cada dois dias.
Com isso, a previsão é que a vazão chegue aos mesmos 4.700 m³ por segundo de afluência (água que entra na barragem) até o dia 24 de janeiro. Em 2020, uma cheia no Rio São Francisco provocou alagamento nas regiões ribeirinhas e moradores de alguns bairros, como o Angari, precisaram deixar os imóveis para evitar acidentes.
Cheia atinge outros estados
Famílias ribeirinhas de outras cidades do país já foram atingidas pela cheia do Velho Chico, e estão sendo retiradas. Parte delas está na região norte do estado de Minas Gerais.
No estado do Alagoas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para sete municípios, sobre o aumento da vazão, porque o nível também deve subir de forma significativa nesta quarta (12). Redação do g1 Bahia.