Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14), que traz Lula (PT) próximo de uma vitória no primeiro turno das eleições deste ano, mostra que a popularidade de Jair Bolsonaro (PL) está em baixa entre os brasileiros. 64% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto apenas 25% com certeza votariam e 9% poderiam votar.
Já Lula é o candidato que tem maior fidelidade do povo. 44% com certeza votariam nele, 11% poderiam votar e 43% não votariam de jeito nenhum. Em relação aos outros candidatos, mais da metade (51%) dos entrevistados não escolheriam de jeito nenhum Sergio Moro (Podemos), enquanto 12% tem certeza no voto nele, e 31% poderiam votar.
43% não votariam de jeito nenhum em Ciro Gomes (PDT), enquanto 40% poderiam votar e 11% votariam com certeza. O governador de São Paulo, João Doria, pré-candidato pelo PSDB, tem o apoio de apenas 5% dos brasileiros, que votariam nele com certeza. 31% poderiam votar, e 55% não votariam de jeito nenhum.
Ao serem questionados sobre Rodrigo Pacheco (PSD), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), a maior parte dos brasileiros respondeu “não são suficientemente conhecidos” para que possam opinar. Redação da Revista Fórum.
Confira os gráficos: