O governador Rui Costa (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), que editará novo decreto em que diminui de 3 mil para 1, 5 mil a lotação máxima de pessoas em eventos na Bahia. O petista também salientou que o decreto também determinará que os espaços só podem ter até 50% do capacidade. Rui fez o anúncio durante uma agenda para a entrega de tratores a municípios baianos e a associações de produtores rurais, no Parque de Exposições, em Salvador.
“Isso [a edição do novo decreto] visa a diminuir a propagação do vírus [da Covid], já que ela ocorre numa velocidade impressionante”, disse o petista, referindo-se à variante Ômicron. O governador disse que há uma média de 13 mil casos ativos, mas ele sugere que o número deve ser maior, uma vez que há menos testes realizados neste ano que no ano anterior. Rui Costa disse que “a nossa prioridade é cuidar da vida humana”.
O petista também pediu apoio aos deputados federais e estaduais da Bahia para que não digam simplesmente que a variante Ômicron é menos letal e que também insistam nos pedidos para que a população se vacine. Rui disse que a nova variante “é levemente menos agressiva, mas mata e leva à UTI”. Ele informou ainda que autorizou a abertura de mais 30 leitos clínicos no Hospital Espanhol para o atendimento de pacientes com Covid. Redação do Política Livre.