O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez uma postagem, na sexta-feira (4), relacionando o desabamento de uma obra da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, na Marginal Tietê, à contratação de engenheiras do sexo feminino.
Na publicação, ele parodiou um vídeo que a empresa responsável pela construção da linha, ‘Acciona’, destacou a contratação e capacidade das engenheiras envolvidas na obra e, com tom de ironia, questionou: “procure sempre contratar mulheres”, mas qual motivo? Homem é pior?”. Segundo ele, deve escolher “sempre o melhor profissional da sua cor, sexo, etnia e etc”.
A construtora, responsável pela obra que ocasionou no desabamento de um trecho do asfalto da região, declarou para a CNN, que lamenta o teor da videomensagem que circula nas redes sociais e reforça que “tem programas especiais de contratação de mulheres, inclusive na área de construção”. A empresa ainda afirma que “estuda as medidas cabíveis ao caso”.
O comentário de Eduardo Bolsonaro foi criticado pela deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP). No Twitter, Janaina disse: “Deputado, o senhor é pai de menina. Está sendo injusto com as moças. Vamos aguardar apurar responsabilidades. Quer criticar o Dória [sic]? É da política e da democracia, mas essa postagem é desnecessária. Lembra quando sua esposa foi desrespeitada e exposta no trabalho? Melhor apagar”. Além de Janaina, outros políticos e entidades criticaram a associação de Eduardo. Jornal da Chapada com informações de CNN Brasil e Poder360.