Os gestores chapadeiros já podem renovar os seus cadastros e inserir informações no sistema de atualização do Mapa do Turismo, uma ferramenta que orienta as políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país.
A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, definidos pela portaria 41 publicada. Em casos de exceção, o ministério pode aprovar os casos adicionais, mediante análise e atendimento das exigências da portaria.
Neste ano, os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização, denominado ‘Atividade Turística’, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais.
O gestor municipal precisa de cadastros ou inserir novos dados até o próximo dia 25 de fevereiro, de dados como senhas de desenvolvimento, solicitadas aos órgãos estaduais ou distritais de turismo. O anúncio da nova composição do mapa está previsto para 28 de março.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pleiteou a atualização do mapa, antes realizada dois anos, e que agora poderá ocorrer a qualquer momento, conforme a atualização de cada 4 anos da portaria do ministério.
Segundo a entidade, a conquista permite que cada vez mais Municípios participem. Jornal da Chapada com informações de Agência CNM de Notícias e Ministério do Turismo.