O youtuber Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, foi demitido do podcast ‘Flow’, na tarde de terça-feira (8), após ter defendido a existência de um partido nazista reconhecido por lei no Brasil. Ele ainda foi alvo de meme pelo humorista baiano, João Pimenta, conhecido popularmente como ‘Seu Pimenta’.
Ao entrevistar os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), o influenciador afirmou, durante programa ao vivo, ser a favor da criação de um partido nazista e alegou “liberdade de expressão”.
O comunicado oficial do podcast repudiou o ocorrido e informou que o episódio foi retirado do ar. “Reforçamos nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos”, pontua a nota oficial.
O humorista baiano chegou a mencionar que gostava quando Monark “era só uma bicicleta, não falava e não fazia nada”. “Cê tá com o senso crítico mais comprometido que uma cirrose em estado avançado”, criticou. Confira o vídeo nesta publicação.
No Brasil, é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, segundo o artigo 20 da Lei nº 7.716/89. A lei prevê até três anos de reclusão ao autor. Jornal da Chapada com informações de Correio Braziliense.