Os municípios de Piatã, Iraquara e Morro do Chapéu, localizados na Chapada Diamantina, estão entre as 119 cidades credenciadas que podem receber incentivo financeiro para o Programa ‘Academia da Saúde’, com recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde (Custeio).
Segundo o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) adotará medidas para a transferência automática para os fundos de saúde, conforme portaria publicada.
O programa federal, criado em 2011, sugere a criação de espaços públicos para oferta de atividades físicas para a população. Esses espaços são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para promover práticas corporais e atividade física, além de contribuir para modos de vida saudáveis e sustentáveis.
De acordo com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a iniciativa funciona como porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para ter acesso ao incentivo, é preciso registrar o polo e profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).
Também é necessário promover registro no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) das atividades e dos atendimentos realizados nos polos do Programa Academia da Saúde. Jornal da Chapada com informações de Agência CNM.