O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, completa 33 anos de emancipação nesta quinta-feira (24) e com a gestão de Guilma Soares (PT) tem obtido importantes conquistas. Nova Redenção está entre uma das mais belas paisagens naturais da região e conta com a agricultura, pecuária e o turismo como as principais atividades econômicas. No município, os pontos mais procurados por turistas e visitantes são ‘Poço Azul’, ‘Morro da Arara’, ‘Olho D´água da Urania’, ‘Trilha do Socó’ e outros atrativos naturais.
Nova Redenção foi desmembrada do município de Andaraí, e possui uma população estimada de 9.126 habitantes, conforme IBGE. Seu território, que foi primitivamente habitado por indígenas cariris, emergiu do ciclo dos minérios que atraiu garimpeiros para a região e limita-se com os municípios de Ibiquera, Boa Vista do Tupim e Itaetê, este último tem como principal ligação o Rio Paraguaçu.
Com investimentos na área da educação, saúde, agricultura, assistência social e na área da cultura, no período de mandato do ex-prefeito Ivan Soares (PT), essas áreas só vêm se fortalecendo e recebendo ainda mais investimentos, como na área de infraestrutura, com a gestão da atual prefeita. Um dos trabalhos mais eficientes da gestão de Guilma Soares tem sido o combate da pandemia de covid-19, no qual o município ficou durante meses sem registros de casos ativos, em razão dos altos cuidados e da ampla vacinação na cidade.
Em contato com o Jornal da Chapada (JC), a gestora pública agradeceu a parceria do Governo Rui Costa (PT) e da ajuda que tem dos deputados Ronaldo Carletto (PP) e Afonso Florence (PT). “Muito obrigado a todos que têm contribuído para fazer de Nova Redenção, um município prospero e bom para se viver. Viva Nova Redenção, viva nosso povo”, declarou a gestora. Ainda em entrevista ao JC, ela relembra importantes conquistas para o município nos últimos dias, como a entrega de um veículo 0km para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, como a entrega de equipamentos para as escolas.
“A prefeitura Municipal de Nova Redenção não para, mesmo com a crise de saúde pública que enfrentamos há mais de 2 anos, recentemente a Secretaria de Saúde realizou uma reunião para conscientização sobre boas práticas de limpeza e desinfecção de UBS em tempos de pandemia, direcionados aos profissionais da equipe de higienização das Unidades Básicas de Saúde, além de aderir ao Termo de Aditamento do Programa Saúde com Agente, coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”, destacou a gestora.
Nesta quinta-feira, data de emancipação, engenheiros estiveram no município para finalizar o projeto de engenharia da pavimentação asfáltica da BA-851, ligando a ‘Peruca’ ao ‘Poço Azul’. “Estamos acompanhando tudo com muita cautela, por se tratar de uma obra importantíssima para o nosso município”, comentou a prefeita Guilma.
Jornal da Chapada