O deputado federal Marcelo Nilo (PSB), na entrevista que concedeu à Rádio Excelsior na tarde desta quinta-feira (24), disse que prefere enfrentar Rui Costa (PT) na disputa pelo Senado se for o nome escolhido na base de ACM Neto (União Brasil) para disputar a mesma cadeira. Nilo ainda brincou que, “na solidão da cabine eleitoral”, ele deve ter os votos de Lídice da Mata (PSB) e de Jaques Wagner (PT), nesta ordem, em disputas possíveis contra o senador Otto Alencar (PSD) ou contra o atual governador baiano por uma vaga senatorial pelo estado.
“Eu prefiro disputar com Rui Costa para discutir a Bahia. Ele conhece a Bahia? Conhece. Eu também conheço”, ressaltou Nilo. O parlamentar também relativizou a influência de Lula no pleito estadual. Embora refute a tese do uso de Lula como bengala eleitoral, o deputado declarou: “Lula foi injustiçado na minha opinião, foi preso injustamente, na minha opinião, mas Lula é candidato a presidente da República”.
Nilo ainda ressaltou que a confirmação de sua candidatura ao Senado dependerá de dois pontos: ser chamado por ACM Neto e encontrar um partido na base do ex-prefeito. Um terceiro ponto citado por Nilo – ser eleito – já seria um pré-requisito para assumir a cadeira a partir de 2023.
Indicando o favoritismo de Neto e apontando que a Bahia, neste momento, quer ver as vitórias de Lula à Presidência e do ex-prefeito de Salvador para governador, ele aposta numa máxima: “desde 1962, o governador elege o senador [na Bahia]”. O socialista diz ainda que quer debater com Rui Costa, se o petista for confirmado como candidato ao Senado, temas como educação, saúde e segurança pública. Nilo admitiu que, nos primeiros anos do governo Rui, considerava o petista “um bom gestor”.
Sobre a segurança pública, rememorou um fato: “Eu sei que Rui uma vez quis inaugurar uma obra aqui em Salvador e não pôde ir porque os traficantes mandaram recado: ‘se vier para aqui, vai ter briga, vai ter problema. E ele preferiu suspender a inauguração para não enfrentar os traficantes”. Nilo disse que, em Salvador, há bairros nos quais nem a polícia entra.
Lídice e Wagner
Como dito anteriormente, Nilo aposta que ele deve receber os votos de Lídice e de Wagner se ele estiver numa disputa contra Otto Alencar (PSD) ou Rui Costa, nesta ordem. “Lídice da Mata, na cabine do computador, só ela e Deus, com meu nome para senador e Otto Alencar para senador, ela vai votar em quem? Foi Otto Alencar que a tirou do Senado e botou [Angelo] Coronel. Eu não tenho a menor dúvida que ela vai votar comigo”, disse Nilo, que ressaltou a amizade com a presidente estadual do PSB, partido do qual deve se desfiliar em breve.
Ele ainda apostou mais alto: “Se Rui Costa for candidato a senador, Jaques Wagner, na solidão do computador, sozinho, ele e Deus, eu Marcelo Nilo, candidato a senador, e Rui Costa candidato a senador, ele vai votar em quem? Ele vai dizer de público que é Rui Costa, mas pode ter certeza que o voto dele [em mim] é mais certo que o meu, pois o ódio que ele tem de Rui Costa é muito maior que a mágoa que ele tem de mim por eu ter saído da aliança”. Com informações do Política Livre.