Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeituras chapadeiras de Itaguaçu e Jacobina têm contas relativas ao ano de 2020 rejeitadas e gestores são multados em R$8 mil

Luciano Antônio Pinheiro (DEM) e Ivan Tiburtino de Oliveira (PSD) | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

As prefeituras dos municípios chapadeiros de Itaguaçu da Bahia e Jacobina tiveram a rejeição de contas de governo e de gestão relativas ao exercício de 2020, conforme parecer prévio emitido pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) na sessão de quinta-feira (24).

Segundo o TCM, essas contas foram consideradas irregulares, principalmente em razão da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As contas de Itaguaçu são de responsabilidade de Ivan Tiburtino de Oliveira (PSD) e de Jacobina de Luciano Antônio Pinheiro (DEM). Os gestores ainda foram multados em R$ 8 mi por irregularidades apontadas nos relatórios técnicos.

Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os gestores para apuração da ocorrência de crime contra as finanças públicas. Cabe recurso das decisões.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas