A Vinícola sustentável ‘UVVA’ será aberta ao público no dia 7 de março, no município chapadeiro de Mucugê. Com isso, a vinícola representará um marco para o desenvolvimento da região e do enoturismo brasileiro, atraindo amantes do vinho para a Chapada Diamantina.
Sete rótulos de uma linha composta por vinhos brancos e tintos serão colocados à disposição dos entusiastas e apreciadores da bebida, que terão experiências exclusivas durante visitação. Os rótulos da marca estarão disponíveis inicialmente via e-commerce próprio e os interessados poderão efetivar reservas para visitações e compras através do site oficial.
A vinícola possui uma área de 52 hectares de vinhedos plantados em uma forma de circula, conhecida como pivot, abrigando ao menos dez tipos de uva. Os vinhos têm assinatura do enólogo Marcelo Pretroli, responsável pela produção que chegará ao mercado ainda neste ano. A vinícola é comandada pelo gaúcho Fabiano Borré, cuja família chegou à Chapada na década de 80 em busca de novas terras.
O prédio da vinícola tem assinatura Vanja Hertcert, especialista em vinícolas. A estrutura conta com uma visão panorâmica do vinhedo que chega a uma extensão de 80 km, obtendo a Serra do Sincorá como pano de fundão. O primeiro pavimento também contará com a presença de uma loja e uma varanda para degustação no local.
No segundo piso, estará localizado um laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. Já no terceiro, ficará a produção incluindo etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos.
Jornal da Chapada