Em uma de suas contas no Twitter, o grupo Anonymous diz que interceptou um plano do governo russo para assassinar o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.
“A informação vazada do FSB russo alertou a Ucrânia para o plano de assassinato contra o presidente @ZelenskyyUa. Agora, podemos esperar uma luta interna pelo poder dentro do Kremlin para derrubar o regime de Putin. Enquanto isso, vamos continuar com os ataques”, diz o grupo hacker em tuite na madrugada desta quinta-feira (5).
O FSB é o serviço Federal de Segurança da Rússia. Segundo o Anonymous, a informação teria sido vazada pelo órgão e deixaria exposta uma suposta dissidência dentro do governo Vladimir Putin.
O grupo hacker decretou guerra cibernética contra a Rússia desde o início da Guerra na Ucrânia. Os ciberataques já teria, inclusive, tirado do ar um canal estatal russo.
Russian FSB leaked information alerted Ukraine to assassination plot against President @ZelenskyyUa. Now, we can expect an internal power struggle within the Kremlin to overthrow the Putin regime. In the meantime, let's continue with the attacks.
— Anonymous (@LatestAnonPress) March 3, 2022
Assassinato de Zelensky
Nesta terça-feira (1º), o chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, Oleksiy Danilov, anunciou em comunicado à imprensa, que foi descoberto e frustrado pelas forças ucranianas um plano para matar o presidente Volodymyr Zelensky.
De acordo com Danilov, uma tropa de elite da Chechênia seria a responsável pelo assassinato de Zelensky. “Estamos bem cientes da operação especial que deveria acontecer pelos Kadyrovites para eliminar nosso presidente”, disse, referindo-se a um grupo paramilitar de elite da Chechênia.
“As autoridades ucranianas foram avisadas sobre a trama”, diz o comunicado, “por membros do Serviço Federal de Segurança da Rússia que não apoiam a guerra”.
A nota afirma que o grupo que seria responsável pelo presidente da Ucrânia foi dividido em dois, tendo um sido eliminado em Gostomel e o outro estaria ainda “sob fogo”. Com informações da Revista Fórum.