No último sábado (5), por volta de 19h13, nasceu o primeiro bebê na maternidade ‘Frei Justo Venture’, em Seabra, na Chapada Diamantina. Maria Alice foi responsável por inaugurar a sala de parto, após a inauguração do equipamento que ocorreu na última sexta-feira (4) e iniciou os atendimentos no próprio sábado.
Os pais de primeira viagem da criança, assim como a avó não esconderam a felicidade em conseguir ter a bebê no próprio município, sem precisar se deslocar para outro local. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) comentou o fato por meio das redes sociais.
“Garantir o nascimento de Maria nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e fazendo da regionalização da saúde uma realidade na vida da nossa gente”, disse a pasta, ao desejar saúde para a pequena e todos os demais bebês que terão assistência na maternidade.
De acordo com a prefeitura municipal, os bebês nascidos na maternidade já receberão vacinas BCG, hepatite B, teste do pezinho e triagem neonatal. “A chegada da maternidade é um alento para as famílias Seabrenses, uma vez que não precisarão mais correr riscos no deslocamento das suas gestantes”, pontuou a gestão.
Com o equipamento, a população passou a contar com serviços de referência em atendimento pediátrico e de alto risco. A maternidade contou com um investimento de mais de R$17,5 milhões, entre obras e equipamentos.
São 35 leitos, sendo 12 obstétricos, oito para gestação de alto risco e 15 da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. A unidade é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.
Na nova maternidade, gestantes e puérperas têm acesso a serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.
Jornal da Chapada