Neste feriado prolongado de ‘Semana Santa’, entre os dias 14 e 17 de abril, a Chapada Diamantina deve ser um dos destinos mais procurados da Bahia, em especial, pelos amantes de natureza que optam por destinos ecoturísticos do país, e que estão em busca de relaxar durante este período.
Os principais municípios da região como Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Itaetê, Andaraí (Igatu), Nova Redenção e Mucugê devem estar entre os mais visitados da região, aquecendo, inclusive, a ocupação hoteleira e economia local. A maioria desses municípios está preparando programações para comemoração desta data, em especial religiosas e gastronômicas.
Esse feriado conta com uma questão a mais: a flexibilização das medidas sanitárias, após dois anos de pandemia de covid-19. Contudo, os agendamentos para entradas em atrativos naturais seguem sendo necessários, como uma forma de contribuir para o controle de fluxo de visitantes e deixar as experiências ainda melhores, por meio da plataforma de agendamento prévio da região, ‘Janoo’.
São mais de 300 cachoeiras, trilhas, vales, montanhas e grutas na Chapada Diamantina. Em um período mais curto, como o do feriado, guias turísticos da região costumam recomendar a visita à Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, Poços Azul e Encantado, Rampa do Caim, em Andaraí, Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, e muitas outras.
Jornal da Chapada