Diante da crise financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa do município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, não realizará alguns procedimentos eletivos nesta terça-feira (19). A suspensão ocorre em apoio à mobilização nacional ‘Chega de Silêncio’, promovida pela Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e instituições filantrópicas de todo o país.
O movimento tem o objetivo de alertar para o subfinanciamento do SUS, que coloca em risco a continuidade destes serviços nessas unidades de saúde. Essa escassez de verbas afeta todas as instituições filantrópicas do país, enfraquecendo não só o próprio serviço público, como todo o seu corpo produtivo, sobretudo, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.
A Santa Casa, ao aderir à mobilização nacional, que está sendo seguida por santas casas de toda a Bahia, suspenderá excepcionalmente cirurgias eletivas como: histerectomias, vesículas por vídeo, hérnias, laqueaduras e vasectomias.
Pacientes agendados para esses procedimentos terão atendimento reprogramado. Os demais atendimentos e as cirurgias ortopédicas irão ocorrer normalmente. Com informações de assessoria.