Os brigadistas voluntários da Chapada Diamantina apagaram, na sexta-feira (22), mais um foco de incêndio nas proximidades do Morro do Pai Inácio, ponto turístico do município de Palmeiras. As chamas se alastravam rapidamente, mas foram controladas em cerca de três horas.
Segundo a moradora da região, Gislene Moreira, 40 anos, o fogo provavelmente decorreu de alguma fogueira usada em acampamento. “Época de feriado sempre tem muito turista por ali. Alguém viu [o fogo se espalhando] e veio aqui na minha propriedade me avisar”, conta.
O incêndio se alastrava para o Vale do Cercado, onde Gislene mora, mas foi controlado. Segundo ela, os casos são recorrentes, às vezes por ação de turistas, caçadores, entre outros fatores.
A Brigada Voluntária é composta pelos próprios moradores locais. Procurado, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), responsável pelas ocorrências, afirmou que os bombeiros militares do 2°SGBM/Lençóis atuaram no princípio de incêndio com ajuda dos brigadistas, em Palmeiras. Neste sábado (23) as equipes vão iniciar o monitoramento da area. Com informações do Metro1.