O livro Torto Arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, vai ser adaptado para uma série para o serviço HBO Max. Esse projeto é comandado pelo cineasta Heitor Dhalia, de ‘O Cheiro do Ralo’.
A equipe de roteiristas é formada por cinco mulheres negras, incluindo Luh Maza, Maria Shu e Viviane Ferreira, segundo a Folha de S. Paulo. As filmagens devem começar somente em 2023 e não há data prevista para quando a série vai estrear.
A estimativa do diretor é que a trama renda três temporadas – no livro, a história das irmãs Bibiana e Belonísia é contada em três atos. O enredo se passa na região da Chapada Diamantina.
“Enquanto estávamos fechando o contrato, o tamanho de ‘Torto Arado’ mudou”, diz Dhalia. “Conquistou corações e mentes de uma geração. E, de repente, aquela nossa adaptação virou uma grande responsabilidade”, acrescenta. O diretor leu o livro na virada de 2019 para 2020 e comprou os direitos de adaptação em seguida.
Publicado em 2019 pela Todavia, Torto Arado se tornou um fenômeno editorial recente – foi o livro mais vendido pela Amazon no Brasil em 2021. Com o livro, Itamar venceu o prêmio Jabuti de Literatura. Com informações do Correio.