O curta-metragem Áurea terá a sua primeira exibição pública no Coreto do Vale do Capão, pelo Cine Caeté, na quinta-feira (5), às 19h, no Dia Internacional da Parteira. Com 13 minutos de duração, filme exibe o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O encontro dos dois uniu conhecimento tradicional e pensamento científico.
O documentário foi lançado há um ano, exatamente nessa mesma data, de forma online, por conta da covid-19, no site da TV Uneb de Seabra, e só agora será exibido para a comunidade do Vale do Capão. A exibição contará com a participação dos protagonistas e terá um debate depois da sessão. “Mostrar o filme no coreto dentro do Cine Caeté, com a equipe presente, com Dona Áurea e Dr. Áureo e toda a comunidade é um sonho que teve que ser adiado por conta da pandemia, mas que agora será realizado” explica Hewelin Fernandes, diretora do filme.
Desde que foi lançado, o curta participou de inúmeros festivais, Prêmio de Melhor Curta Nacional – Festival de Cinema Alter do Chão 2021; Prêmio de Melhor Documentário – Festival de Cinema de Muriaé 2021; Menção Honrosa – Festival Cine PE 2021; Mostra OroCine – 2022, 5º FECSTA – Festival de Cinema de Santa Teresa, Latino & Native American Film Festival 2022, Seleção Oficial Planeta.Doc 2021; Seleção Oficial Mostra Curta o Gênero 2021; Seleção Oficial Mostra Curta Niterói 2021; Seleção Oficial Rural Afinity Festival Andalucia 2021; Seleção Oficial Multicultural Film Festival Toronto 2021.
Jornal da Chapada