De acordo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre janeiro e abril deste ano o Brasil ganhou 2.042.817 milhões de novos eleitores com idade entre 16 e 18 anos.
O anúncio foi feito pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, na abertura da sessão desta quinta. Para Fachin, os jovens brasileiros atenderam ao chamado de participar do processo eleitoral deste ano.
Os números apresentados pelo TSE representam m aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014. As ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, se refletiram nos números.
Em março deste ano, o Brasil contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.
“Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdo nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título. Houve também aqueles que foram além do virtual e disponibilizaram conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viralizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda”, disse Fachin na sessão.
Para Fachin, a resposta da juventude foi impressionante. “A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia.”
Campanha contou com mobilização de Anitta e Leonardo DiCaprio
O ator e astro de Hollywood Leonardo DiCaprio também entrou na campanha para incentivar os jovens brasileiros com idade entre 16 e 18 anos a tirarem o título de eleitor.
Por meio de seu perfil no Twitter, DiCaprio afirma que a participação dos jovens é de fundamental importância para promover a mudança e proteger a Amazônia e outros ecossistemas.
Em seu tuíte, Leonardo DiCaprio divulga o site da campanha “Olha o barulhinho”, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que apresenta o passo a passo para os jovens tirarem o seu título.
O astro de Hollywood fez uma postagem em português agradecendo àqueles que já regularizam o título. Ele aproveitou para deixar o link de campanhas que ensinam a tirar o título de eleitor online, com o intuito de incentivar os jovens brasileiros que ainda não o fizeram.
“Compromisso de Anitta com a democracia é inspirador”
O ator Leonardo DiCaprio voltou a falar da eleição deste ano, fez novo incentivo aos jovens para tirarem título e teceu elogios à cantora Anitta pelo seu papel em defesa da democracia.
“O compromisso da Anitta com a democracia é inspirador. Conversar com artistas talentosos e comprometidos em ajudar a salvar o planeta me traz esperança de um futuro melhor. Ouça a Anitta e tire o seu título até às 23:59 de hoje”, escreveu o ator em suas redes.
O compromisso da @anitta com a democracia é inspirador. Conversar com artistas talentosos e comprometidos em ajudar a salvar o planeta me traz esperança de um futuro melhor. Ouça a Anitta e tire seu título até às 23:59 de hoje em https://t.co/0mKrfxtCth #TiraOTituloHoje https://t.co/ya486OE4z2
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) May 4, 2022
O novo tuíte de DiCaprio para Anitta é uma resposta de um bastidor que a cantora revelou em suas redes, onde a artista conversou com o ator sobre o que se passa no Brasil e como, além da Amazônia, a democracia brasileira está em risco e pediu para que incentivasse os jovens brasileiros a tirarem os seus títulos.
Ela foi às redes sociais para anunciar que conversou com o ator Leonardo DiCaprio sobre o tema e a respeito da importância da preservação da Floresta Amazônica.
O encontro ocorreu durante o Met Gala 2022, em Nova Iorque (EUA), na noite de segunda (2). Trata-se de um evento anual que se destina a financiar o departamento de moda do Metropolitan Museum. Com informações da Revista Fórum.