• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Eleições2022: Brasileiros confiam nas urnas eletrônicas e deixam Bolsonaro isolado, segundo pesquisa

Pesquisa mostra que caiu o índice de brasileiros que dizem não acreditar nas urnas. Fachin diz que “quem trata de eleição são forças desarmadas”.

Estagiário 1 por Estagiário 1
13 maio 2022 - 17h39
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Top
0
#Eleições2022: Paraná Pesquisas mostra que Lula ultrapassa e abre 5 pontos sobre Bolsonaro

Lula e Bolsonaro | FOTO: Montagem do JC/Instituto Lula/PR |

O discurso golpista de Jair Bolsonaro (PL), de tentar desacreditar as urnas eletrônicas, perde cada vez mais força. Pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira (11), mostra que o índice de brasileiros que dizem não acreditar nas urnas caiu de 27%, em setembro do ano passado, para 22%. Já os que dizem confiar muito está em 40%.

O levantamento mostra que Bolsonaro, com seu golpismo, está cada vez mais isolado da sociedade brasileira, que não compra o lenga-lenga do ex-capitão, que, na quarta-feira (11), voltou a questionar o sistema eleitoral. “Nós queremos eleições transparentes, com a grande maioria, ou diria a totalidade do seu povo”, disse, ao visitar um parque de exposições em Maringá (PR), voltando a insinuar que a votação no Brasil não é transparente.

Desde o ano passado, Bolsonaro passou a questionar as eleições, claramente com o intuito de não aceitar sua cada vez mais inevitável derrota nas urnas, numa grotesca imitação de Donald Trump. Ele já defendeu a volta do voto impresso, disse que apresentarias provas de fraudes no pleito de 2018 e depois voltou atrás e inventou mentiras deslavadas sobre salas secretas de apuração e ataques cibernéticos (num episódio em que acabou cometendo um crime de vazamento de dados).

Mais recentemente, anunciou que seu partido contratará uma auditoria privada das eleições, em mais uma tentativa de acuar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e envolveu militares, que, após serem incluídos na Comissão de Transparência das Eleições, passaram a questionar o sistema eleitoral com afirmações infundadas e relatórios cheios de erros conceituais.

Fachin: “Investe contra a democracia”
Diante desse último movimento, o presidente do TSE, Edson Fachin, tem se preocupado em esclarecer o óbvio e lembrado como a democracia funciona. Nesta quinta-feira (12), voltou ao tema e disse que “quem trata de eleição são forças desarmadas, e, portanto, diz respeito à população civil, que, de maneira livre e consciente escolhe seus representantes”.

Fachin também lembrou que atacar as eleições é atacar a democracia, ressaltando que não estava mandando recado a ninguém, mas apenas fazendo uma constatação. “Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a democracia. É um fato e fato fala por si só. Não se trata de recado, é uma constatação. Temos respeito a todo chefe de estado e jamais nos furtarem a diálogo. Não há afirmação do que desborde da legalidade constitucional”, disse Fachin.

Lula: “Se pudesse roubar na urna, eu não teria sido eleito”
Durante um evento em Juiz de Fora (MG), na noite de quarta-feira, o presidente Lula apontou a postura patética e golpista de Bolsonaro. “Ele está dizendo que a urna eletrônica vai dar em roubo. Sabe por que eu confio na urna eletrônica? Porque se pudesse roubar nela, um torneiro mecânico não teria sido eleito presidente da República duas vezes”, disse, referindo-se às próprias eleições, em 2002 e 2006. Redação do pt.org.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Eleições 2022
Post Anterior

#Polêmica: Presidente do TSE, Edson Fachin diz que quem trata da eleição são as “forças desarmadas”

Próximo Post

#Eleições2022: Lula continua na frente em São Paulo e tem maioria absoluta entre mulheres e jovens

Próximo Post
#Eleições2022: Lula continua na frente em São Paulo e tem maioria absoluta entre mulheres e jovens

#Eleições2022: Lula continua na frente em São Paulo e tem maioria absoluta entre mulheres e jovens

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.