Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje, apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ciro Gomes aparece como terceira opção mais votada, com 7% dos votos. A porcentagem é a mesma para os entrevistados que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após os pré-candidatos Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) desistirem de concorrerem ao Palácio do Planalto. Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios.
O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.
De acordo com o Datafolha, a nova pesquisa não é diretamente comparável à anterior, realizada em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos, excluindo pré-candidatos que deixaram a disputa e adicionando nomes que passaram a ser apresentados pelas legendas. Com informações do Correio Braziliense.