A população de Ipirá recebeu nesta sexta-feira (10), a Feira Cidadã, um mutirão de serviços de saúde e cidadania, com previsão de realizar aproximadamente 10 mil atendimentos. Organizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento aconteceu até este sábado (11) na Praça José Leão dos Santos, também conhecida como Praça Mercado das Artes. O atendimento foi gratuito e ocorreu das 7h às 17h.
Durante os dois dias de execução, foram oferecidos exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raios-X, e consultas com oftalmologista, incluindo realização de cirurgia de catarata. O cidadão também contou com procedimentos odontológicos, incluindo extração, restauração, limpeza, canal, além de orientação para escovação dentária e distribuição de kits.
Pessoas acima de 50 anos e adolescentes puderam ainda receber a vacina contra a Covid-19. Testes para a detecção do coronavírus e vacina contra a gripe também fizeram parte da lista de serviços. De acordo com o coordenador do mutirão, Silas Gabriel, um dos procedimentos de maior procura é a cirurgia de catarata.
“Durante a Feira, fazemos a consulta e o rastreio de pacientes, e caso seja preciso a cirurgia, encaminhamento para o hospital aqui em Ipirá mesmo e no dia seguinte, o paciente passa por uma revisão”, explica o coordenador.
Atendimento integrado
Seu Lourenço Almeida foi conferir como está o coração. O aposentado passou pela triagem e foi encaminhado para realizar eletrocardiograma. “O atendimento aqui em Ipirá foi nota dez, espero que tenha mais vezes”, disse antes de pegar o resultado do exame que realizou 40 minutos antes.
Já a dona de casa Taise de Jesus Silva estava há tempos aguardando a oportunidade de uma consulta odontológica. “Eu não tenho condições de fazer particular, e aqui fiz tudo de graça. Fiz um orçamento e o tratamento custava mais de R$ 1.400, estou saindo contente. Consertei o dente que eu tanto queria, agora é só sorrir”, comemorou após realizar limpeza e restauração dentária e garantir o tratamento de um canal, agendado para o dia seguinte.
Em visita à estrutura, o prefeito de Ipirá, Edvonilson Silva Santos – o Dudy, falou sobre a importância do evento para seus munícipes. “Eu tenho certeza que a população está muito grata, porque a Feira ajuda muito a diminuir a demanda reprimida dos atendimentos em saúde, além de trazer dignidade para nosso povo”.
Cidadania
O evento disponibiliza ainda uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que distribui senhas para emissão de segunda via do RG, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.
A Feira Cidadã acontece desde 2017, de forma itinerante, em diversas cidades baianas e bairros da capital. A 66ª edição do evento será realizada na cidade de Ruy Barbosa. Para ser atendido no mutirão de serviços, basta comparecer ao local do evento, portando cartão de vacinação para Covid-19, documento de identidade e comprovante de residência. Com informações de assessoria.