Daniel Munduruku, Margareth Menezes e Mateus Aleluia estão entre as atrações confirmadas da quinta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece entre os dias 10 e 14 de agosto. A programação é gratuita e aberta ao público. O evento retoma após dois anos suspenso em razão da pandemia de covid-19.
Com o tema ‘Literatura e Ancestralidades’, a Filgê promove um momento em que a literatura e arte preenchem as ruas e espaços culturas do município e da Vila de Igatu. As outras atrações são Eliana Alves Cruz, Lívia Natália, Cristina Serra e Anelis Assumpção.
O tema deste ano realça as matrizes ancestrais presentes nas criações de escritores e escritoras brasileiras. O evento traz mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências.
Na conferência de abertura, o esritor Daniel Munduruku traz a arte literária dos povos originários para Mucugê, com o tema “Literatura e Ancestralidades: o solo originário do gesto”, abrindo as discussões das mesas temáticas. Neste mesmo dia, Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana, embala a noite de abertura com toda a beleza de sua musicalidade.
Jornal da Chapada