O pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) criticou, neste sábado (9), a falta de ações do atual governo estadual com os pequenos e médios produtores baianos.
Ao ressaltar a importância da criação de barragens nos Rios Utinga, Bonito, Mocambo e Soltinha para melhorar o plano de irrigação, Neto lembrou que já existiram projetos concluídos para essas barragens. Mas, assim como o que aconteceu em todo o semiárido, o Governo do Estado não iniciou ou concluiu, em 16 anos, nenhuma barragem.
“Essa turma que adora fazer uma propaganda e diz se preocupar com a agricultura familiar, com os pequenos e médios produtores, na prática quase nada realizou durante todos esses anos para estimular o emprego e o trabalho no interior do nosso estado”, ponderou.
Apesar de já existir atividade de irrigação nessas áreas, é constante a falta de água nos períodos de menos chuva.
“Essas são terras muito férteis, onde uma irrigação com segurança hídrica pode gerar importante atividade econômica para a região. Nós temos aqui essa riqueza, que é o Rio de Utinga, e tenha certeza de que nós vamos resgatar e atualizar os projetos que já existem, e vamos, sem dúvida alguma, garantir que a água chegue para a produção e estimule o emprego em toda essa região”, salientou Neto.
O ex-prefeito de Salvador também defendeu a criação da estrada de ligação entre Utinga e Tapiramutá. Essa é uma reivindicação não só do município de Utinga, mas de toda a região.
Com aproximadamente 70 km de extensão, a obra faz a ligação da BR-242 com a BA-052, promovendo um escoamento da produção local mais eficiente e criando uma logística mais atrativa para fomentar o turismo.
Agenda
O pré-candidato segue a agenda deste final de semana na região da Chapada Diamantina, e visita, ainda neste sábado (9), as cidades de Palmeiras e Lençóis.
No domingo (10), ACM Neto participa dos festejos em homenagem à Padroeira São Boaventura, na Praça da Matriz em Canavieiras, às 10h, na região Sul do estado.