Uma série de ações nas áreas de educação, segurança, abastecimento de água, desenvolvimento rural e urbano foi levada pelo Estado da Bahia ao município de Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (13). Os anúncios e a assinatura de ordens de serviço tiveram a presença do governador Rui Costa.
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) foi autorizada a iniciar a construção da nova unidade escolar que abrigará o Colégio Estadual Tiradentes, com um investimento de R$20,2 milhões. A escola vai contar com 12 salas de aula, auditório, refeitório, laboratórios, biblioteca, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário, quadra poliesportiva coberta com arquibancada e guarita. As obras ficarão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Outras duas obras serão iniciadas pela Conder: a pavimentação em vias dos povoados de Beira Rio e Bom Sossego e a urbanização da entrada da cidade, do entroncamento até as proximidades do Hospital Dr. João Cupertino da Silva. O investimento no conjunto de pavimentações é de R$ 3,27 milhões.
Também nesta quarta, o Estado deu por entregue um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), na localidade de Jucurutu, a 25 quilômetros da sede. Foi autorizada, ainda, a construção de outro SSAA para a localidade de Várzea Grande.
A Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado (Setre), firmará um convênio com a Prefeitura para a reforma do Estádio Municipal. Ainda no município estão sendo realizadas as obras de construção de uma nova Delegacia Territorial e uma nova sede para a Polícia Militar.
Agricultura Familiar
O Estado da Bahia entregou um caminhão, uma pick-up, uma ensiladeira e oito roçadeiras para a Cooperativa de Empreendimentos da Agricultura Familiar da Bahia (Coopeaf-BA), que atua em três municípios da região. Os equipamentos serão utilizados diretamente por mais de 400 famílias. Com informações de assessoria.