A educação foi tema de discussão no encontro formativo, nesta quarta-feira (13), promovido pela Secretaria de Educação de Itaberaba (SMED), portal de entrada da Chapada Diamantina. Com o evento, a pasta comandada por Nogma Britto fortalece a rede de educadores – uma das iniciativas da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). Esse encontro ocorreu na Universidade Aberta do Brasil (UAB) durante dois turnos (matutino e vespertino).
O público-alvo da formação envolveu coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental – anos finais – da rede municipal de Itaberaba. “Objetivo foi fortalecer a rede de educadores com realização de oficinas formativas para reflexão dos resultados dos diagnósticos de leitura, sistema de escrita, produção textual e orientações para o trabalho com os estudantes com dificuldades em leitura e escrita nos anos finais [alfabéticos e não alfabéticos]”, ressalta a secretária de Educação de Itaberaba, a pedagoga Nogma Britto.
Segundo a titular, durante o evento, foram discutidos assuntos como análise dos resultados dos diagnósticos de leitura, sistema de escrita e produção textual e sugestão de intervenção para estudantes ainda não alfabéticos em classes de anos finais. “Realizamos oficina de reflexão da prática de leitura e produção escrita na escola, a partir da análise das produções dos alunos e de propostas de sequência didática para aprimoramento da dinâmica de sala de aula”, destaca Nogma.
Vale salientar que o encontro formativo teve como facilitadores os técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação do ensino fundamental e dos anos inicias e finais. Destaque para a coordenadora de Educação Básica e Apoio Pedagógico Jucilância Brito Leão, a gerente da Educação Básica, Rubia Cristina Reis, e os técnicos Pedagógicos Daiana Santana Lima, Elisiane Sousa, Elionai Brito, Jodelson Brito do Carmo, Gilmar Araujo e Vilma Reis.