O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, voltou a registrar uma alta de casos ativos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (14). De acordo com os dados, o município apresenta 157 pacientes infectados pelo vírus.
São 242 casos sendo monitorados pelas equipes de saúde em Itaberaba, além de 86 suspeitos. Desde o início da crise sanitária, o município chapadeiro acumulou 9.199 casos, dos quais 8.904 se recuperaram. Foram 138 óbitos registrados.
Dos 20 leitos de UTI disponíveis em Itaberaba, 15 estão ocupados (95%). Já os leitos clínicos apresentam 60% da taxa de ocupação total (12 de 20 disponíveis). Os números subiram após as festas de São João.
Já no município de Ibiquera, também na Chapada Diamantina, foi registrada uma leve queda nos casos ativos. Atualmente são oito pacientes contaminados. Dos 316 casos confirmados, 303 casos se recuperaram e cinco não resistiram às complicações da doença e morreram. Há ainda seis casos enquadrados como suspeitos. Ambas as prefeituras retomaram as ações contra o avanço da pandemia.
Jornal da Chapada