Suspensa por dois anos em razão da pandemia de covid-19, a tradicional festa de São Lourenço voltará a ser realizada no povoado de ‘Colônia’, no distrito de Itaetê, na Chapada Diamantina. O evento, que já acontece há 65 anos, será de 1º a 14 de agosto.
A tendência é que a festa reúna populares de diversas localidades vizinhas e outros estados, com pessoas vindo para visitar parentes. De acordo com informações, de 1º a 9 de agosto acontece o novenário. São nove noites de oração na Igreja Católica de Colônia, sempre às 19h. Já no dia 10 acontece a missa e a procissão tradicionais.
Na programação tem ainda shows para quem curte uma noite dançante. Estão confirmadas nos dias 13 e 14 de agosto as seguintes atrações: Pablo Raphael, Selva Branca, Fellipe Aladin, Orlan Pietro, Regis Moreno e Gilberto e atração principal ‘Mala 100 Alça’.
Os moradores de Itaetê consideram a festa de São Lourenço a maior do município. Fundada há cerca de 65 anos, o evento começou quando ainda não existia a igreja local e a festa era realizada nas casas das pessoas. Ainda conforme dados, “o padroeiro São Lourenço foi definido porque era defensor dos pobres e quando ocuparam o povoado da Colônia, as pessoas eram sem teto e iam só com os sacos de roupas nas costas”.
Jornal da Chapada