As cooperativas da agricultura familiar da Bahia já podem acessar a Coopergiro, uma linha de crédito específica de capital de giro. A taxa de juros é de 1,5% ao mês e o prazo é de 12 meses para pagar, com até três meses de carência.
O objetivo é de ampliar as operações relacionadas à produção e comercialização de produtos. A linha de crédito é destinada para que as organizações possam fazer a aquisição de matérias-primas, embalagens, manutenção de estoque e outras despesas operacionais.
A linha de crédito soma volume de recursos de R$ 4,1 milhões. Ao todo, 14 organizações produtivas já foram selecionadas em editais de projetos e outros seis empreendimentos estão em tramitação.
A expectativa da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o Sistema Cresol-Ascoob e o Conselho Gestor do Fundo Rotativo (Cogefur), é de atender cerca de 50 empreendimentos ainda neste ano.
Para solicitar a linha de crédito, a cooperativa deve encaminhar a proposta para a cooperativa de crédito Cresol-Ascoob, que analisa e faz a contratação. Informações podem ser sanadas pelo e-mail: cogefur@uol.com.br.
Jornal da Chapada