A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) já resgatou três pinguins na capital durante o mês de julho na capital baiana. O caso mais recente ocorreu no último sábado (23), quando o terceiro pinguim foi resgatado por equipes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da GCM. O caso ocorreu no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário.
Segundo o órgão, neste e nos outros dois casos, os animais foram encontrados por populares que acionaram a GCM para realizar o resgate e realizar o encaminhamento para os órgãos competentes.
Segundo o supervisor do GEPA, Robson Pires, durante esse período é comum o aparecimento de pinguim nas praias de Salvador. De acordo com ele, isso ocorre porque, em muitas vezes, os animais se perdem ao chegar a costa, já estando cansados e com fome.
“A GCM alerta que ao encontrar um pinguim, o cidadão deve acionar imediatamente o GEPA, através do número 71 3202-5312 e não tentar devolver o animal a água ou tentar alimentá-lo”, frisou Pires. Com informações de assessoria.