O incêndio florestal na ilha do Rio Paraguaçu, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, foi contido por brigadistas voluntários e bombeiros militares nesta segunda-feira (1º). De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, o fogo queimou boa parte da vegetação local e não foi identificado o que motivou o incêndio.
“Não conseguimos indentificar, porém havia algumas cabeças de gado na área, o que nos leva a crer na construção de pastagem. O fogo consumiu uma boa parte da vegetação da ilha. Parabenizo a Cifa como o GBM florestal pela excelente resposta. Foi efetuadi o controle com rapidez e eficiência, agora seguimos monitorando na certeza que não haverá reignição”, informa o brigadista Homero Vieira em contato com o Jornal da Chapada.
Além dos brigadistas da Cifa e bombeiros do grupamento florestal, o combate ao fogo contou ainda com o apoio da diretoria do Meio Ambiente de Andaraí. “Infelizmente não temos monitoramento, o que nos daria uma grande vantagem sobre qualquer incêndio florestal. Dessa forma, nos permitem chegar rápido, quando o fogo ainda não está instalado”, completa Homero.
Jornal da Chapada
Leia também