A Cachoeira do Mosquito, localizada no município de Lençóis, se destaca pelos seus grandes paredões de rocha e conta com passeio com duração de cerca de 4 horas.
Para chegar na sede de propriedade, cerca de 40km, é preciso pagar uma taxa de R$ 30. Após isso, é preciso percorrer mais 6km de acesso a cachoeira. O visual e a queda d’água do local encantam os visitantes.
O nome do atrativo natural faz alusão à exploração de diamante no local. Na época, os mineradores chamavam os pequenos diamantes do local de “mosquito”.
O atrativo conta com uma queda d’água de cerca de 70 metros de altura. A trilha até o local tem um nível considerado fácil. Os visitantes costumam encontrar no local uma água gelada, em razão das poucas horas de sol que atingem a cachoeira.
Em período chuvoso, a visita ao local não é recomendada pelo chão molhado, fechamento da propriedade nestes dias, além da tromba de água. Apesar de irregulares, as chuvas são mais constantes entre os meses de novembro e março. Jornal da Chapada com informações de Viajando com Moises.