A Praça da Ciência, equipamento que permite que os estudantes conheçam na prática os conceitos dados em sala de aula, foi inaugurada na quinta-feira (11) no município chapadeiro de Jussiape. O projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi entregue na ‘Escola Municipal Professor José Manços Freire’.
De acordo com a pasta estadual, a proposta é incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa. A Praça da Ciência conta com sete equipamentos lúdicos-científicos. Conchas acústicas, harpa de tubos, gangorra, balanços de comprimentos diferentes, cadeira giratória, alavanca, bicicleta geradora e poço infinito são os brinquedos que compõem a praça.
Esta é a segunda etapa de entregas e o município de Irecê também foi beneficiado recentemente. Na primeira etapa, o equipamento era instalado em praças públicas próximas a unidades escolares. Já nesta segunda, a secretaria proporcionou as praças já dentro das escolas.
“Quando a praça fica dentro das escolas, permite uma ideia de pertencimento à escola e aos próprios alunos, além de servir como minicentro interativo de ciência para outras escolas e comunidade do próprio município. Dentro do projeto, a gente prevê que as praças sejam visitadas por outras escolas, criando, assim, uma comunicação entre escolas através da ciência”, destacou a diretora de Políticas e Programas da Secti, Sahada Luedy.
Jornal da Chapada