O ecoturismo se destaca na Chapada Diamantina, com cenários encantadores. Na região, há destinos paradisíacos para contemplação da natureza e até mesmo turismo de aventura. A região conta com diversos poços, cachoeiras, morros, rios, trilhas, vales, grutas e cavernas, formados a partir de uma vasta riqueza natural.
Morro do Pai Inácio é um dos destinos que se destaca. O pôr do sol e a vista do local chamam a atenção. Para subir ao morro, é preciso ter disposição para percorrer 500 metros da trilha que leva ao topo. O percurso é fácil e fica próximo à beira da BR-242, a 26km de Lençóis.
Há ainda a Cachoeira da Fumaça, localizada no município chapadeiro de Palmeiras. O atrativo tem uma altura de mais de 300 metros e a trilha conta com aproximadamente 12 quilômetros.
Já no município de Nova Redenção, fica localizado o cenário paradisíaco do Poço Azul. Formado por duas cavernas e por um lago de águas tão cristalinas que é possível ver as formações rochosas no fundo, o atrativo tem 16 metros de profundidade, 80 metros de extensão e águas azuis turquesas.
Aos visitantes, é possível entrar no poço e flutuar somente em alguns trechos, sempre acompanhados dos equipamentos de segurança. Entre os meses de fevereiro e outubro, há uma maior incidência de raios do sol, proporcionando maior luminosidade ao poço e sua água azul.
Diversos outros atrativos da região como Cachoeira do Ramalho, Cachoeira do Buracão, Poço do Diabo, Rio Mucugezinho e outros, também podem ser contemplados.
Jornal da Chapada