A Fanfarra Fanedi recebeu 27 instrumentos e novos uniformes da prefeitura do município chapadeiro de Itaberaba, administrada por Ricardo Mascarenhas (PP). Fundada em 2010, a Fanedi, que atua em eventos culturais e estudantis da cidade, é composta por cem artistas estudantes de escolas de Itaberaba e do estado.
A entrega aconteceu na última segunda-feira (5) e foi realizada pelo próprio gestor na Escola Paroquial São José, no bairro do Paroquial com a presença de integrantes da Fanedi, professores, representante da Câmara Municipal, e a Secretária de Educação, Nogma Brito. “Esse era um grande desejo dos integrantes”, salienta Nogma Brito. O investimento total foi de R$200 mil, com recursos próprios do município.
“A fanfarra é uma manifestação histórica e tradicional em nossa cidade e é por isso que os itaberabenses tem tanto apreço por essa expressão artística. A gestão pública deve apoiar nossos jovens e ajudar a desenvolver o seu potencial artístico, isso pode ser feito com investimento em novos instrumentos musicais, equipamentos, indumentárias e oportunidade para que eles possam apresentar sua arte para a sociedade”, disse o prefeito.
Além da beleza artística, a fanfarra também exerce um papel social fundamental na inclusão de adolescentes e jovens de Itaberaba. A banda de fanfarra contribui para a formação cidadã dos jovens, ajuda a elevar a autoestima e a interação com a comunidade, criando e fortalecendo vínculos sociais saudáveis.
A fanfarra famosa pela sua expressão de alegria também pode ser uma forma de proteger crianças e jovens da marginalidade social e de possibilitar uma melhor qualidade de vida. Com os novos instrumentos, os pequenos realizaram o tradicional desfile cívico e militar pelo centro do município. Jornal da Chapada com dados de assessoria.