Após dois dias intensos de prova, o Desafio Mucugê de Mountain Bike Free Force 2022 sediará a etapa única do Campeonato Baiano de XCM em 2023. No mesmo ano, a prova comemora 10 anos de existência. O anúncio foi feito pela Federação Baiana de Ciclismo.
O desafio ocorreu nas trilhas da Serra do Sincorá, entre os municípios Mucugê e Ibicoara, no domingo (11), onde foram conhecidos os campeões e campeãs da prova. “Este ano promovemos muitas mudanças na prova. Desde mudanças no percurso à programação na arena para os atletas e público presente. Para 2023 não será diferente. Iremos trabalhar para oferecer uma experiência inesquecível para todos, desde atletas, a patrocinadores e ao público em geral”, afirma Wellinton Camandaroba, um dos organizadores da prova.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Orlando Schimidit, destacou a geografia de Mucugê e Ibicoara entre os pontos fortes para o desafio sediar a etapa única de 2023. “Com certeza essa característica geográfica com muitas trilhas de nível técnico elevado, junto com a qualidade da organização da prova e a receptividade de Mucugê foram decisivos para Federação Baiana aprovar a etapa única aqui no próximo ano”.
Campeão geral da prova, entre as categorias oficiais, e primeiro colocado da Master A2, Agnaldo Ferreira, atleta de Luis Eduardo Magalhães, também comentou a escolha de Mucugê para etapa única de 2023. “Será muito bom competir ao lado dos melhores atletas da Bahia mais uma vez e num dos cenários mais bonitos do nosso estado”.
Atleta de Caetité e campeã geral da elite feminina, Carla Chaves Vilasboas comemorou a forte participação das mulheres na prova. “Muito bom ver que esse ano tivemos o dobro de mulheres participantes. Com certeza em 2023 esse número será maior ainda. Isso nos motiva a darmos o nosso melhor”.
Jornal da Chapada