O governador Rui Costa (PT) revelou que o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, é seu candidato a deputado estadual. “Esse cara aqui é um amigo. Santo Amaro, como Wagner disse, é conhecido na Bahia inteira e no Brasil inteiro. Tem gente de Santo Amaro em todo canto desse país, em todo canto do estado. Então vamos conversar com todo mundo. Ele [Ricardo] merece: é um lutador, fiel, correto”, disse o governador no sábado (10), em comício realizado em Santo Amaro.
O vídeo com o momento da declaração de voto já circula como peça de campanha de Machado. “[Ele é] meu amigo e eu faço questão de pedir [voto]. Você me pediu, eu já lhe dei, mas vou tornar público: esse aqui tem o meu voto pessoal para deputado estadual”, disse Rui Costa, diante do ex-prefeito, que aparentemente se emociona. Rui ainda brinca com Jerônimo Rodrigues: “Eu não sou candidato, eu posso revelar meu voto, você que não pode. E por isso eu quero pedir a vocês que ajudem Ricardo a se eleger como também os nossos federais”.
Ricardo Machado foi preso em dezembro de 2017 e, três meses depois, já custodiado, teve outro mandado de prisão cumprido. Segundo a operação Adsumus, Ricardo e outros agentes desviaram cerca de R$ 20 milhões dos cofres públicos.
Os desvios, segundo a investigação, eram feitos pela gestão da prefeitura de Santo Amaro, por meio da aquisição fraudada de material de construção, aluguel de máquinas e veículos e em licitações de obras públicas. No final de 2018, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar o ex-prefeito. A atual prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes, é esposa de Ricardo Machado. Com informações do Política Livre.