Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Núcleo de pesquisa lança Centro de Documentação Histórica da região chapadeira

O intuito é preservar e propagar informações históricas da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Uneb |

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus do município chapadeiro de Seabra, lançou, no último mês de agosto, a plataforma eletrônica do Centro de Documentação Histórica da Chapada Diamantina (CeDoc – Diamantina), com o intuito de preservar e propagar informações históricas da região.

O CeDoc deve ser referência em pesquisa documental e pretende contribuir no desenvolvimento de projetos de tecnologia social, atuando na geração de serviços e produtos fundamentais para a pesquisa histórica na e sobre a Chapada Diamantina. Além disso, também visa o incentivo ao desenvolvimento de pautas e entrevistas gravadas para e sobre as comunidades tradicionais desta região.

A iniciativa, que se fundamenta a partir de pesquisas dos professores do Campus 13 da Uneb, Renata Nascimento e André Luis Moreno, que coordenam o projeto, teve início em 2021, após diversas discussões sobre preservar e oferecer gratuitamente o acesso aos documentos textuais, orais e audiovisuais inseridos no contexto geo-histórico da região da Chapada Diamantina, incluindo pesquisas e documentos públicos de Universidades, Faculdades, Institutos e Escolas da região.

André Moreno relata que, no início do Século XXI, após reformulação na política arquivística, todos os documentos municipais que tinham arquivos constituídos, foram direcionados ao Arquivo Público do Estado da Bahia, em Salvador. Segundo ele, existem muitos documentos históricos da Chapada Diamantina que estão no Arquivo Público.

O CeDoc será referência em pesquisa documental e pretende contribuir no desenvolvimento de projetos de tecnologia social | FOTO: Leonardo Teixeira |

“O CeDoc, além de trabalhar com os documentos que aqui estão geograficamente, pretende fazer a garimpagem de documentos que são daqui, mas que não estão aqui. Nesse sentido, o CeDoc tenta não só contribuir com as instituições que já trabalham com a memória na região, mas também com a dinâmica arquivística que ocorreu na Bahia”, relata o professor.

Segundo Renata Nascimento, que também é diretora do campus, o projeto é algo grandioso, levando em consideração toda a sua dimensão e importância regional. Para ela, o próximo passo será firmar parcerias com outras instituições públicas e privadas para enriquecer ainda mais os fundos arquivísticos propostos para o site.

Saiba como contribuir na construção do CeDoc
O CeDoc Diamantina foi constituído a partir de uma construção coletiva. Nesse sentido, todos podem contribuir para o fortalecimento do site. Leitores e pesquisadores que tenham posse de algum material histórico da região e queira disponibilizá-lo, pode entrar em contato com o Centro através do endereço eletrônico cedocdiamantina@uneb.br. Também podem ser indicados pessoas, bibliotecas ou centros de documentação da sua cidade para compor nossos fundos arquivísticos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas