Em defesa da democracia e do Estado de Direito, 16 ex-reitores de universidades baianas anunciaram, nesta segunda-feira (26), apoio às candidaturas de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo do Estado, e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República. O manifesto destaca a importância do comprometimento assumido pelas candidaturas petistas com a democracia, a educação e o Estado de Direito.
“Nessa tarefa de reconciliar o Brasil, a Bahia joga um papel estratégico e é necessário fortalecer o diálogo com todos os setores produtivos e segmentos sociais. É com este intuito que ex-reitoras e ex-reitores de universidades e institutos federais e estaduais da Bahia, aqui presentes, manifestam seu apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado da Bahia e Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2 de outubro de 2022”, afirmam os ex-reitores no documento.
O manifesto destaca ainda o compromisso assumido pelo candidato petista ao Palácio de Ondina em temas como: Governança Democrática; Garantias de Direitos; e Desenvolvimento Social e Econômico. Os ex-reitores ressaltaram ainda o alinhamento entre Jerônimo e Lula por um projeto de país justo, democrático e pautado pela ciência.
“Precisamos atuar no processo eleitoral em conjunto com as inúmeras entidades da sociedade civil e coletivos para construir a vitória da única, dentre as candidaturas que polarizam as eleições governamentais, que se posicionou de forma explícita contra as forças retrógradas e antidemocráticas que se colocam no cenário nacional e da Bahia, abrindo uma nova etapa histórica de diálogo para o futuro democrático do Brasil”, destaca o manifesto.
Jerônimo comemorou o anúncio de apoio dos ex-reitores e destacou que seu governo será marcado por uma atuação conjunta e de diálogo para garantir que a Bahia avance em parceria com o Brasil.
“Este apoio é muito representativo e importante para gente, sinaliza que estamos construindo nossa candidatura num caminho correto, democrático, ao lado da educação e da ciência. Nós iremos atuar pelo desenvolvimento da educação na Bahia, desde a base até o Ensino Superior”, declarou o candidato do Time de Lula na Bahia. Com informações de assessoria.
Confira a íntegra do manifesto:
É com profunda esperança que construímos esse manifesto. A Bahia integrou-se com muita dificuldade histórica ao Estado Democrático de Direito e só no início deste século conseguimos consolidar instituições sólidas e em consonância com a Constituição de 1988, por isso, nessa quadra, é necessário, mais do que nunca, nos posicionarmos. O Brasil está construindo uma grande rede nacional em torno de interesses comuns à maioria do nosso povo e a Bahia não pode ficar fora dessa construção.
Precisamos avançar na construção de uma sociedade alicerçada na pluralidade de ideias e tolerância de todos os credos, civilidade e fraternidade. Não podemos aceitar perseguições e discriminações contra os que pensam de formas distintas e são diferentes. Um pilar fundamental dos de reconhecimento: Todos os grupos sociais devem ser igualmente valorizados e reconhecidos em sua dignidade. Para isso, precisamos nos basear nos princípios mais elevados da humanidade, valorizando profundamente a cultura, a educação, a saúde, a ciência, a paz e caminhar para a superação das desigualdades sociais e raciais que ainda estruturam as sociedades Baiana e Brasileira.
Nessa tarefa de reconciliar o Brasil, a Bahia joga um papel estratégico e é necessário fortalecer o diálogo com todos os setores produtivos e segmentos sociais. É com este intuito que ex-reitoras e ex-reitores de universidades e institutos federais e estaduais da Bahia, aqui presentes, manifestam seu apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado da Bahia e Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2 de outubro de 2022.
Precisamos atuar no processo eleitoral em conjunto com as inúmeras entidades da sociedade civil e coletivos para construir a vitória da única, dentre as candidaturas que polarizam as eleições governamentais, que se posicionou de forma explícita contra as forças retrógradas e antidemocráticas que se colocam no cenário nacional e da Bahia, abrindo uma nova etapa histórica de diálogo para o futuro democrático do Brasil.
As nossas universidades são instituições voltadas para a construção de um Estado democrático, justo e ambientalmente sustentável. São fundamentais a confiabilidade institucional e o diálogo para a superação dos desafios históricos que a Bahia precisa continuar enfrentando na cultura, educação, saúde, meio ambiente, igualdade racial, acesso à terra, direito à cidade, seguridade social e na segurança pública. A Bahia precisa constituir-se num lugar em que as vidas sejam todas iluminadas e capazes de contribuir para o desenvolvimento desse Estado.
Consideramos que o Programa de Governo do Professor Jerônimo Rodrigues manifesta, em áreas sensíveis, uma explícita intenção de avançar na Governança Democrática, Garantias de Direitos e Desenvolvimento Social e Econômico em consonância com o projeto nacional hoje representado pelo Presidente Lula.
Vamos juntas e juntos! Conclamamos toda a comunidade educacional e toda a sociedade brasileira e, particularmente da Bahia, a se somarem à grande aliança nacional e trans-partidária em torno de interesses comuns do nosso povo para garantir as eleições de Jerônimo Rodrigues e Lula.
A Bahia deve dar régua e compasso ao Brasil!
Assinam as Ex-Reitoras e Ex-Reitores das seguintes instituições públicas da Bahia e seus mandatos:
Bahia, 25 de setembro de 2022.
Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro – UESC, 2011-2019
Aurina Oliveira Santana – IFBA, 2009-2014
Dora Leal Rosa – UFBA, 2010-2014
Geovane Barbosa do Nascimento – IFBAIANO, 2014-2018
José Bites de Carvalho – UNEB, 2014-2021
José Carlos Barreto de Santana – UEFS, 2007-2015
Julianeli Tolentino de Lima – UNIVASF, 2012-2020
Naomar Almeida Filho – UFBA, 2002-2010 e UFSB, 2013-2017
Nilma Lino Gomes – UNILAB, 2013-2014
Paulo Gabriel Soledade Nacif – UFRB, 2006-2015
Paulo Roberto Pinto Santos – UESB, 2010-2018
Paulo Speller – UNILAB, 2010-2013
Silvio Luiz de Oliveira Soglia – UFRB, 2015-2019
Georgina Gonçalves dos Santos – UFRB, 2019-2023
Télio Nobre Leite – UNIVASF, 2020-2024
Waldenor Alves Pereira Filho – UESB, 1994-2002