A associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus) distribuirá gratuitamente coletores de lâmpadas utilizadas para comerciantes dos municípios chapadeiros de Campo Formoso, Itaberaba e Xique-Xique.
O intuito é conscientizar o público e estimular o descarte correto. Segundo a organização sem fins lucrativos, “é preciso atenção para o descarte desses resíduos, que contêm mercúrio e por isso demandam um fluxo específico na coleta e a destinação correta”.
“A logística reversa de lâmpadas é a saída para evitar tanto o descarte no lixo comum quanto problemas ambientais, como a contaminação do solo, da água e, em grandes quantidades, até das pessoas”, pontua. Outros 38 municípios baianos também receberão os coletores.
Associação
Atualmente, a Reciclus conta com 3.306 pontos de entrega em estabelecimentos comerciais em 747 municípios de todas as regiões do país.
Qualquer varejista ou comércio aberto ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, pode ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebe da Associação o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.
Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.
Jornal da Chapada