Pesquisa PoderData, que assim como outros institutos, davam uma vantagem menor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL), começa a se alinhar aos maiores, como Datafolha e Ipec e, como se diz no jargão, abrem a boca do jacaré na reta final.
Em levantamento realizado de 25 a 27 de setembro, Lula lidera no PoderData com 48% das intenções de votos válidos, ou seja, na margem do empate técnico para vencer no primeiro turno.
Logo a seguir vem Bolsonaro (PL), com 38%. Ciro Gomes (PDT) tem 6% dos votos válidos; Simone Tebet (MDB), 5%. Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada um. Os outros nomes não pontuaram.
Pesquisa por telefone
Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos, modalidade que, de acordo com especialistas, tende a prejudicar candidatos que têm mais votos entre eleitores de baixa renda, no caso Lula.
Foram 4.500 entrevistas em 323 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-01426/2022. Redação da Revista Fórum com informações do Poder 360.