Em declaração na noite desde domingo (2), Lula (PT) se declarou otimista, disse que vencerá a eleição presidencial e que o segundo turno, que disputará contra Jair Bolsonaro, é “apenas uma prorrogação”. “Toda eleição que disputo tenho vontade de ganhar no 1º turno, mas nem sempre é possível”, disse Lula.
“Tem uma coisa na minha vida que me estimula e que me faz renascer todo dia que é a crença de que nada acontece por acaso. Durante toda essa campanha a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública, de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse me colocavam em primeiro lugar. E eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e quero dizer para vocês que nós vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, emendou o petista.
Lula ainda parabenizou as pessoas que já se elegeram – “que são contra ou a favor” – e ao povo brasileiro “pelo gesto de generosidade”. “A gente para avaliar bem o que está acontecendo hoje, precisa avaliar o que estava acontecendo quaro anos atrás. Eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política e eu disse que retornaria com mais força, mais vontade e disposição porque a única razão para a gente parar de lutar é quando o povo brasileiro tiver outras centenas e centenas de lideranças que consigam fazer com o que eles precisam para melhorar de vida”, afirmou.
Lula também declarou que o segundo turno será uma oportunidade para fazer um debate direto contra Bolsonaro. “Vai ser importante porque vai ser a primeira oportunidade da gente fazer um debate tête-a-tête com o presidente da República para saber se ele vai continuar contando mentira”, disse Lula que esta é uma chance que o povo lhe dá para fazer comparações entre o Brasil que Bolsonaro construiu e que seu governo construiu.